"Eu sei quem eu era, quando me levantei hoje de manhã, mas acho que já me transformei várias vezes desde então." - Lewis Carroll

Quem Sou?!...

Quem sou é uma questão que me acompanha desde que me lembro de mim mesma, porque estou sempre a descobrir partes de quem sou, partes de quem estou (sim,  de quem estou, porque nem sempre sou!!!), as partes de um Todo que existem em mim. Que existem em todos nós! Somos um Todo que vamos dividindo em partes e esquecendo, condicionando, castrando. Então é nesta busca, neste (re)acordar que me encontro, enquanto por cá andar!…

Sou a Telma Martins Foito…

Telma Martins Foito

"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível torna-se realidade."- Albert Einstein

No início...

Nem sempre me é fácil apresentar, definir quem sou ou como estou. Poderei talvez começar por dizer que fiz um percurso semelhante a muitas outras pessoas. Nasci (claro!!!)…fui crescendo…estudando, formei-me em Sociologia, que acabei por nunca exercer. Fui fazendo mais algumas formações complementares, encontrei emprego numa grande empresa e comecei uma nova parte da vida, aquela a que se chama ser Adulto (pelo menos é o que dizem!). Depois mudei para outro emprego, e mais tarde para outro na área da formação profissional e assim foi intensificando a exigência.

Eu
União

No caminho...

No caminho encontrei o meu companheiro de vida e caminhamos juntos há mais de 15 anos, com todas as nossas diferenças (de idade, pensamentos, crenças, atitudes), as rabugices, com toda a nossa individualidade e ao mesmo tempo união e comunhão. Um companheiro que me dá a mão a cada mudança de rumo, a cada nova aventura que me surge no coração (mais do que na mente!) e mesmo por vezes não entendendo bem, nunca pergunta porquê, somente para onde vamos e quando vamos!…

Uns passos mais à frente no caminho...

Apesar de todo este “ramo” bem composto, em que se poderia dizer que tinha tudo para ser feliz, durante muitos anos senti falta de algo, sempre houve uma espécie de vazio, inquietude, incerteza, indefinição que surgia de tempos a tempos e que durante muito tempo fiz questão, inconscientemente, de silenciar. Haveria de passar! Não haveria de ser nada! Coisas da minha cabeça! Só eu para sentir estas coisas! (algumas das coisas que me dizia…)

Este silenciar fez com que caminhasse por vários caminhos, ruas, atalhos que não eram na verdade os meus e durante alguns anos assim estive a caminhar numa espécie de “limbo”, no conforto desconfortável!

Algo em mim dizia constantemente que continuar assim não era possível! Foi então que iniciei o meu caminho de autoconhecimento, empoderamento, de um rumo mais meu, mais sentido, um rumo em busca de respostas.

Sombra de quem sou
Meditação

"Um dia"...

Um dia (que nunca é propriamente um dia), abri finalmente portas a um lado de mim que há muito existia, que há muito muito tempo me fascinava, que por mim chamava mas que nunca tinha dado verdadeiramente atenção, mas acabei por dar e isso fez-me embarcar por áreas de estudo e saber muito diferentes das anteriores (Reiki Essencial; Kundalini e Chakras; Thought Field Therapy; Cristais e Chakras; Mindfulness; Heartfullness, Meditação e Desenvolvimento Consciente com Crianças e Jovens; Disciplina Positiva, entre muitas outras) e sei e sinto que muito há ainda para aprender, recordar, interiorizar, partilhar!

Aos poucos fui-me descobrindo mais e mais, percebendo que o vazio e a inquietude que antes existiam em mim, não eram mais do que coordenadas, alertas que não me queriam acomodada a uma realidade que não era a minha, a um caminho que não era o meu! Nem sempre é fácil, nem sempre é percetível, nem sempre é confortável (raramente é!) mas é sempre melhor que a alternativa!

Passo a passo fui redescobrindo o que me atrai, fascina, o que me faz sentir mais plena, viva. Colocando em prática muito do que fui aprendendo, ouvindo, sentindo.

Uns dias ainda mais à frente...

O caminho do mindfulness, da meditação, do autoconhecimento, do empoderamento pessoal e da cura interna foi onde encontrei o equilíbrio e a harmonia para a minha vida. 

Neste caminho encontrei a minha Verdade e Visão e assim fui preenchendo o vazio que sentia, a inquietude e ultrapassando o conforto desconfortável. Neste caminho e com estas práticas encontrei os meus propósitos de vida (pois acredito que temos mais do que um), a minha Paz Interior…a Minha Vida… 

E como o Universo Interno e Externo funcionam em plena harmonia e sincronicidade, há medida que me fui descobrindo, permitindo-me abrir portas, foram surgindo no meu caminho novas descobertas, novas aprendizagens, novas formulas de alcançar e de curar o que é importante. Aprendi que temos o direito de sermos Felizes, de nos sentirmos vivos e de vivermos de acordo com quem somos! Aprendi que o sonho nos leva mais longe, que a gratidão é um impulsionador fantástico. Aprendi a caminhar sem medo de Ser, Fazer e Agir!

Concentração e Foco

Sei que darei o meu melhor a cada passo, a cada encruzilhada. Sei que me comprometo a ser Eu e a acompanhar-Te para que Tu possas também ser Tu!

Telma Martins Foito

O caminho...

Todo este caminho, todos estes passos dados, e que ainda darei, conduziram-me à partilha, ao acompanhar de pessoas no seu caminho, na sua busca e no seu alinhamento consigo mesmas, com as suas necessidades, potencialidades, com a sua espiritualidade e bem-estar. Elevando assim os seus padrões, modificando as suas crenças, as seus rotinas e pensamentos, tornando-os mais seus, mais próprios. Um caminho e uma mudança em presença e com propósito!

Se sou melhor do que que qualquer outra pessoa? Não, sou uma pessoa normal (o que quer que isso queira ao certo dizer), uma pessoa com desafios, com metas, com dias complicados, com dúvidas, com descobertas interiores (e exteriores). Sou humana…perfeita na minha imperfeição. E está tudo bem! Somos quem somos! Estamos quem estamos! Mas tudo isso nos traz a mudança, nos traz a evolução, a descoberta…o sonho!

Sei que darei o meu melhor a cada passo, a cada encruzilhada. Sei que me comprometo a ser Eu e a acompanhar-Te para que Tu possas também ser Tu!

Muito Grata por estares ai desse lado. Sinto-me muito feliz por te teres conectado ao meu trabalho e espero poder vir-te a conhecer.

Dragonfly - o sentir da escolha deste nome!
Terra - Água - Ar

Porquê o nome DragonFly?....

Quando, há alguns anos, refleti sobre a imagem que gostaria que me representasse, que representasse aquilo em que acredito, aquilo que sinto e almejo confesso que não me veio logo ao coração o que seria. Durante uns dias fiquei a sentir (sim, sentir) sobre o assunto, até que ela apareceu bem à minha frente, a esvoaçar…uma, outra e outra vez! Fez-se luz cá dentro e recordei o quanto este pequeno (grande) ser representava em mim, com as suas mensagens tão especiais. Mensagens que estavam também dentro de quem sou, do caminho que percorro e que quero partilhar com todos os que sentirem.

E foi assim que surgiu o nome – DragonFly – pelo Ser que é, pela Magia que representa, pela Transformação e Renovação que provoca.

O significado de DragonFly (Libelinha) é diferente em cada cultura, mas tem como principais simbolismos a Renovação, a Transformação, a Força Positiva e o Poder da Vida.

É considerada por muitos, e também o sinto como tal, uma mensageira pois transita entre o Ar, a Água e a Terra passando assim as influências dos três elementos por onde quer que passe, por quem quer que passe. 

Em algumas culturas é ainda símbolo de Esperança, Luz, Coragem, Mudança e Amor.

Não é tudo isto que queremos para as nossas vidas?! Não é por isto que lutamos, consciente ou inconscientemente?…Então, só poderia mesmo ser DragonFly…em Amor e Plenitude!

Dragonfly

© DragonFly – Desenvolvimento Emocional & Mindfulness 2021 – Todos os direitos reservados